Uncategorized

Características das máquinas Silhouette

Conheça as máquinas Silhouette e as características de cada uma delas.

Atualmente são fabricados os seguintes modelos de Silhouette:
* Silhouette Cameo 3
* Silhouette Curio
* Silhouette Portrait 2
* Silhouette Mint

Exceto a MINT, que é uma máquina de confecção de carimbos, os outros modelos de Silhouette são plotters de recortes e não impressoras. Portanto, Silhouette não imprime.

Muita gente me pergunta qual Silhouette é a ideal para iniciante e qual é mais fácil de trabalhar.

Eu não posso opinar sobre feltro pois não trabalho com esse material, mas para trabalhar com papelaria personalizada (papel, adesivo, vinil e até mesmo tecido de algodão), eu recomendo a Cameo 3 ou a Portrait 2. A Curio, eu acho interessante tê-la como uma máquina complementar e não principal. Atualmente todas elas cortam EVA até 2mm com a lâmina de corte profundo.

Em relação à facilidade de aprender a trabalhar, não tem muita diferença pois o programa é o mesmo para todas elas, tem ferramentas que ficam ativas em certos modelos e outros não, mas no geral é bem simples de utilizar.
Você pode baixar, conhecer e utilizar o Silhouette Studio antes mesmo de ter sua Silhouette, basta fazer o download AQUI e instalar no seu computador. Faça o download da Versão Current, que é a mais atual.

Vou descrever de forma simplificada as diferenças básicas de cada uma das plotters Silhouette e qualquer dúvida você pode deixar nos comentários e vou acrescentando aqui no post 🙂

Começarei falando da Curio individualmente e em seguida vou falar sobre a Cameo 3 e Portrait 2, fazendo um breve comparativo entre elas.

Silhouette Curio

 

Silhouette Curio tem área de corte de 15×21,5cm (metade de uma folha A4) e pode chegar ao tamanho máximo A4 se você adquirir o conjunto de base e plataformas estendidas.
Ela tem suporte para duas ferramentas, você pode usar uma caneta e uma lâmina, ela vai desenhar/escrever e em seguida cortar. É compatível com a lâmina de corte profundo (vendida à parte), que permite cortar materiais mais espessos, como por exemplo o EVA.
Ela faz gravação em metal e pontilhados com a lâmina de gravação (vendida à parte) e faz relevo alto e baixo, fino e grosso (lâminas e base de relevo inclusas).

Silhouette Cameo 3 x Portrait 2

 

 

A Cameo 3 tem a área de corte de 30x30cm com a base que vai nela ou até 30x60cm se vc comprar a base maior à parte. A Portrait 2 tem área de corte no máximo A4.

A Cameo 3 além da branca tradicional, tem mais 4 opções de cores. A Portrait 2, só branca.

A Cameo 3, assim como a Curio, tem suporte para 2 ferramentas. Na Portrait 2 só tem 1 suporte.

Ambas vão com uma lâmina automática, você coloca a configuração de corte no programa e ela se ajusta automaticamente na Silhouette. 
Ambas são compatíveis com a lâmina de corte profundo (vendida à parte).

A Cameo 3 tem opção de repetir corte clicando diretamente no visor dela. Para repetir corte na Portrait 2 tem que clicar no programa para enviar para corte novamente o mesmo arquivo.

A Cameo 3 tem entrada para pendrive. A Portrait 2 não.

Ambas são compatíveis com a tecnologia Bluetooth (não sendo necessário o uso de cabo USB para comunicação com o computador). O adaptador Bluetooth é vendido separadamente e as especificações você encontra no site da Silhouette America.

A Cameo 3 tem painel touch. A Portrait tem botões.

Em  2015 saiu de linha, parou de ser fabricada, a Cameo 1 (foto abaixo), quando foi lançada a Cameo 2 e só é encontrada em grupos de desapego, venda de segunda mão, sem garantia.

Em  2016 saiu de linha, parou de ser fabricada, a Cameo 2 (foto abaixo), quando foi lançada a Cameo 3. 

Em  2017 saiu de linha, parou de ser fabricada, a Portrait (foto abaixo), quando foi lançada a Portrait 2. Ela não era compatível com adaptador Bluetooth, não tinha lâmina de ajuste automático e não podia usar a lâmina de corte profundo.

Espero que o post tenha ajudado a mostrar as diferenças básicas entre as plotters Silhouette.

Quer comprar sua Silhouette e ainda tem dúvidas sobre os modelos? 

Participe do grupo Silhouette com Laís Ribeiro para tirar suas dúvidas e ficar por dentro das novidades e promoções.

Compartilhe o post para tirar as dúvidas de outras pessoas também 😀

Um beijo, Laís :*


(0) Comentário

  1. Obrigada. Queria saber sobre a Mint… Mas ainda tenho dúvidas. Vou anotar todas aqui e te pergunto. Beijos

  2. Gostaria de saber quais tipo de trabalho eu n consigo fazer na portrait devido a sua limitação d tamanho A4,será que só posso fazer caixinhas pequenas?me ajude assim q puder

  3. Oi Suzana. Entra no grupo Silhouette com Laís Ribeiro, no Facebook, lá eu fiz um post onde as pessoas postaram dezenas de trabalhos feitos com a Portrait. Quando preciso de algo maior, eu desmembro o arquivo pra ficar possível cortar em várias folhas. A limitação é mesmo só se você precisar cortar algo exatamente do tamanho de papel de scrap (30×30), ou folha A3, fora isso, você consegue fazer tudo usando folha A4. Entra na minha página http://www.facebook.com/laisribeiropers e veja meu trabalho. Tudo faço na folha A4

  4. Toninho Pereira diz:

    Laiz boa tarde, perdoe-me a insistência mas minha dúvida continua entre a Cameo 3 e a Curio. Resumindo a Curio faz tudo que a Cameo faz e mais alguma coisa ou é o inverso, a Cameo faz tudo que a Curio faz e mais alguma coisa ? Obrigado.

  5. Boa noite! Lais
    A cameo 3 faz gravação em metal como a curio?

  6. Toninho Pereira diz:

    Oi Laís boa noite, vc poderia postar as diferenças sobre a Cameo 1, 2, e 3 ? é que eu tenho a Cameo 1 e gostaria de saber as inovações que as outras tem. Obrigado.

  7. Laís por favor, sou nova nesse ramo e estou com dúvidas, sobre a portrait 2, ela é menor que a portrait 1, ainda continua aceitando o tamanho A4? e ao comprar ela já vem uma lâmina com ela já para usar com todo o tipo de material, seja vinil, cartolina, eva…, mas você acha melhor ter uma lâmina para cada material?

  8. Olá, boa tarde. Praticamente todas suas perguntas estão respondidas no texto. A Portrait 1 e a 2 são do mesmo tamanho, ambas cortam no máximo folha A4. Ao comprar ela já vai com uma lâmina e conforme escrito no texto, para corte de materiais mais espessos, como EVA e feltro, é necessário adquirir a lâmina de corte profundo, vendida à parte. A lâmina que vai na máquina corta papel, tecido de algodão, vinil, cartolina… mas o ideal é ter uma somente para papel, outra para tecido e outra para vinil.

  9. Se faz eu não sei, mas ela não foi feita para isso. A Curio tem uma plataforma rígida, que impede que a base fique "pendurada" durante o corte, a Cameo 3 não tem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *